sábado, 28 de dezembro de 2013

Obras no Santuário


Alambrado.

Nova Capela do Santíssimo.

Nova sacristia. 

Atual altar-mor.

Piso antigo sendo removido.

Novo piso. 
 As imagens acima revelam novos aspectos físicos do Santuário do Senhor Bom Jesus de Matosinhos, em São João del-Rei, no final de 2013, sob a direção do pároco e reitor, Padre José Bittar, que tem envidado muitos esforços no sentido de trazer melhoramentos para esta igreja. 

Dentre outras ações merecem destaque a colocação de um alambrado resguardando o bloco dos fundos, onde funciona a catequese, o que limitou o trânsito livre contribuindo sobremaneira com questões de ordem e segurança; houve grande ampliação e melhoramento artístico e funcional na Capela do Santíssimo Sacramento e na sacristia, com a construção de anexos voltados para a retaguarda do templo; o desgastado piso antigo, original da construção da nova igreja foi trocado após uma intensa campanha popular, incluindo também melhorias no altar, ao centro, e do altar-mor. 

Este ganhou um novo aspecto que fez reunir as imagens antigas e do Sr. Bom Jesus, Divino e Virgem da Lapa, dando-lhes maior destaque e visibilidade.

Ao operoso pároco damos os parabéns, extensivo ao vigário, Padre Geraldo Sérgio França, e a todas as pessoas envolvidas neste trabalho. 

Notas e Créditos

* Texto e fotos: Ulisses Passarelli

terça-feira, 24 de dezembro de 2013

Feliz Natal !!!

O blog MATOSINHOS: história & festas deseja a todos os seus leitores um feliz e santo Natal e um excelente ano novo, repleto de paz, saúde, prosperidade e alegria. Que a divina providência e misericórdia guiem nossos passos e o espírito da concórdia reine nesta terra ferida. 

Doce de figo: sobremesa  típica do Natal. 

Presépio. 

sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Vila Santa Terezinha

A pesquisa histórica é profundamente dinâmica e conforme caminha vai preenchendo lacunas. A Vila Santa Terezinha, por exemplo, inclusa no Grande Matosinhos, é uma designação que se acreditava surgida junto com a igreja daquele lugar, por volta de 1945. Contudo, mostra o texto abaixo, transcrito do extinto jornal são-joanense Folha Nova, em sua edição nº7, de 17/04/1932, revela o real surgimento do bairro:

"O nosso amigo sr. Jesus Silva dividiu em lotes uma grande faixa de terreno em Chagas Dória, constituindo a Vila Santa Terezinha
A demarcação dos lotes foi confiada ao topógrafo-arquiteto Rossino Bacarini, que demarcou a Vila com três praças, oito ruas e quatro avenidas. 
A Vila Santa Terezinha tem água, luz, esgoto e ônibus. 
A planta do novo subúrbio será exposta dentro de dias, principiando então a venda de terrenos." 

Jesus Silva nomina uma rua estreita nos fundos do Santuário do Senhor Bom Jesus de Matosinhos, interligando as duas principais artérias de trânsito do bairro. Rossino Baccarini, migrante italiano, é um nome assaz conhecido na história da cidade, ligado à construção do coreto municipal e da capela da Santa Casa, duas belíssimas obras arquitetônicas de nosso patrimônio. Sua competência fica clara no plano deste loteamento, pela preocupação de multiplicidade de praças e vias. Também dá nome a uma rua, porém no Bairro Tijuco, beirando a margem esquerda do Córrego do Lenheiro.


Notas e Créditos

* Texto e fotomontagem: Ulisses Passarelli
** Para saber mais notícias sobre o crescimento urbano de Matosinhos acesse o link seguinte:  Arruamento