quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Jubileu de 1922

No distante setembro de 1922, um jornal de São João del-Rei noticiava o êxito da festa jubilar do Senhor Bom Jesus de Matosinhos. O Acção Social, era um órgão de imprensa fortemente eivado pelo espírito religioso romanizador, tendo à dianteira como redator o Padre Gustavo Ernesto Coelho. 

A notícia sobre a festa revela um evento concorrido, em nove dias preparatórios e um dia principal, marcado por solene missa cantada, procissão do Santíssimo Sacramento no Largo de Matosinhos, destacado sermão à entrada processional, proferido pelo eloquente Padre Antônio Carlos Rodrigues. Concluiu-se a festa com bênção do Santíssimo Sacramento e Te-Deum Laudamus. Para maior efeito dramático as girândolas de fogos de artifício pipocaram no ar, bem como houve o troar dos sinos. O povo eufórico participou intensamente da comunhão eucarística, noticiada em números, como convinha ao ideal católico em voga. 

Uma promessa ficou por fim plantada para 1923, pela nova mesa administrativa, com o festeiro, Coronel J. Severiano da Silva à testa: um jubileu igual ao de Congonhas do Campo!  



Notas e Créditos

* Texto e fotomontagens: Ulisses Passarelli
** Fonte: Acervo digital da Biblioteca Municipal Baptista Caetano d'Almeida, São João del-Rei/MG

quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

Mestre Didinho

A "Embaixada de Reis do Bom Pastor", a famosa Folia do Didinho, que engrandece a cultura do Bairro de Matosinhos com suas cantorias tradicionais, aparece nas fotografias abaixo. A imagem os retrata participando do 8º Encontro de Folias de Reis do Largo de São Francisco, São João del-Rei, com o Mestre Geraldo Domingos Resende, carinhosamente cognominado "Didinho", em destaque na foto, comandando o grupo com seu cavaquinho. Conforme a oportunidade também toca viola, violão, e sanfona demonstrando assim sua versatilidade e capacidade musical. 

O grupo existe desde 1999, com atividade ininterrupta, apresentando folia de Reis, folia de São Sebastião e folia do Divino. 

Este blog parabeniza o mestre e todos seus companheiros de folia, desejando-lhes sucesso, saúde e disposição para continuarem esta empreitada. 



Notas e Créditos

* Texto: Ulisses Passarelli
** Fotos: Iago C.S. Passarelli, 28/12/2013
*** Revisando duas postagens deste blog foram acrescentadas algumas informações e inseridas fotografias. Aproveite para relê-las, clicando nos links abaixo:

Monumentos
Efeitos da Romanização: considerações gerais