Seguindo firme a tradição religiosa, concluiu-se ontem, em Matosinhos, mais uma grande festa em honra ao padroeiro do bairro, o Senhor Bom Jesus de Matosinhos. Após concorrido período preparatório de novena, com várias celebrações e a passagem de diversos celebrantes, a 14 de setembro foi comemorado o dia maior do jubileu.
Uma grande movimentação tomou conta do largo nesta festa de 2014. Estava cheio de barraquinhas de comes e bebes. No adro, além do tradicional leilão de gado e prendas, um grande palco armado propiciou shows e nas tendas aconteceu o tradicional jogo do víspora e vendas de pastéis e refrigerantes.
Enfeites de bandeiras vermelhas e amarelas nos postes do adro, demarcavam as cores votivas e uma profusa iluminação completava o tom festivo externo.
O altar estava muito florido, aliás, com primor, evocando a primavera. Destaque para as galhadas secas com flores artificiais amarelas, em papel-crepom, lembrando a exuberante florada dos ipês amarelos, típicos desta quadra do ano.
As missas e pregações se sucederam muito concorridas e eloquentes, num forte momento de evangelização. Uma multidão gigante ordeiramente lotou o adro e o largo. Ao cair da noite, em duas longas filas ocupou a Avenida Josué de Queiroz. A alguns anos atrás o andor era levado sobre carro motorizado aberto. De uns tempos para cá, para contentamento geral, o andor voltou a ser carregado pelos fiéis na forma tradicional, sobre os ombros, não obstante seu grande peso.
Notou-se a presença de muitos membros de irmandades da cidade e de crianças vestidas de anjos. A banda local, do Santuário do Senhor Bom Jesus de Matosinhos, repleta de jovens, sob a competente batuta de Ronaldo Medeiros, deu uma nota de arte e alegria à procissão. O fluxo imenso de devotos comprovou, ainda, mais uma vez este ano, que esta é uma das maiores procissões de São João del-Rei, senão a maior delas.
A veneranda imagem Senhor Bom Jesus de Matosinhos. |
A procissão ganha as ruas. A imagem é guarnecida pela Irmandade do Santíssimo Sacramento. |
Multidão de devotos presentes no grande jubileu. |
Enfeites florais do altar evocam a chegada da primavera e se inspiram nos ipês amarelos, fartamente floridos nesta quadra do ano. |
Notas e Créditos
* Texto: Ulisses Passarelli
** Foto: Iago C.S. Passarelli
Nenhum comentário:
Postar um comentário