quarta-feira, 26 de junho de 2013

São Libório

Libório é um nome de origem latina, de caráter gentílico, significando "natural da região de Libora". Há dúvidas sobre a localização exata da primitiva Libora, possivelmente na Península Ibérica. Porém é apontado como santo francês, Bispo de Le Mans (Departamento de Sarthe).

O dia de sua festa era 23 de julho e mais tarde foi alterada para 9 de abril.

Conta-se como muito milagroso. Suas primeiras intercessões teriam acontecido logo após a sua morte, no ano 400, com o corpo ainda presente. Teria realizado profecias e tido grande desprendimento dos bens materiais. É invocado contra todos os males urinários, problemas de bexiga, cálculo renal, cólicas de rins. Em São João del-Rei além de Matosinhos, também possui uma imagem na Igreja do Rosário.

O Papa João Paulo II instituiu o título cardinalício "São Libório" em 21 de fevereiro de 2001.

A oração de São Libório diz: 

(Sinal da Cruz)
 "Bem aventurado S.Libório, rogo-vos a vossa intercessão junto ao Onipotente para que este vosso contrito devoto não seja atormentado dos males de bexiga, cálculos, areia, frouxidão ou retenção de urina. 
Senhor Deus, que Vos dignastes conceder ao Vosso bem aventurado S.Libório o poder de curar os males de bexiga, nós Vos rogamos que pelos méritos do Vosso Santo o Vosso servo (citar o nome) se veja livre dos tormentos que o afligem. 
São Libório curai... (benzer o local doente)
São Libório socorrei ... (benzer o local doente)
São Libório protegei... (benzer o local doente)

Rezar 3 Pai Nosso à Santíssima Trindade. Sinal da Cruz." 


São Libório, imagem do Santuário de Matosinhos. 2013. 
Obra atribuída a Joaquim Francisco de Assis Pereira. 


Referências Bibliográficas

GAIO SOBRINHO, Antônio. Santos Negros Estrangeiros. São João del-Rei, 1997. 153p.il. p.52.
Livro da Cruz de Caravaca da Capa Preta. 3.ed. Rio de Janeiro: Espiritualista, [s.d]. p. 131-132.  

Referências na Web

http://pt.wikipedia.org/wiki/Cuerva (acesso em 26/06/2013)
http://it.wikipedia.org/wiki/Liborio (acesso em 26/06/2013) 
(acesso em 16/12/2014, 18:06 h)

Notas e Créditos

* Texto: Ulisses Passarelli
** Foto: Iago C.S. Passarelli. 

13 comentários:

  1. Em de sao liborio vou ser curado em nome de jesus

    ResponderExcluir
  2. Estou com muita fé que São Libório vai curar meu gato que passou por uma cirurgia e precisou remover uretra, testículos e pênis e mesmo assim continua sofrendo com inúmeros cálculos. Só SÃO LIBÓRIO PARA INTERCEDER nesa cura. Amém.

    ResponderExcluir
  3. Creio que minha filha Soffia Helena vai ser curada em nome de São Libório. Amém.

    ResponderExcluir
  4. Creio que minha filha Soffia Helena será curada em nome de são Libório. Amém.

    ResponderExcluir
  5. Muito bom saber a história do santo Libório ei tenho feito meus pedidos e tenho fé q Elle já mi ouviu

    ResponderExcluir
  6. Creio que pela a intenção de são Libório eu vou seu curada de meu cálculo renal em nome de Jesus

    ResponderExcluir
  7. Eu conheço está Oração a muitos anos por minha mãe sempre rezo ,hoje dia26 ,10, 2021 começou uma infecção urinária e já passou Obrigada São Libório amém

    ResponderExcluir
  8. Acreditem em São Liborio tenha fé e ele fará. Sou uma devota de São liborio com testemunho a contar.

    ResponderExcluir
  9. Creio em São Liborio que vou ser curado da próstata. Amém

    ResponderExcluir
  10. Meu santo me ajude, cura- me desta cistite,não aguento mais sofrer com isso. Eu lhe imploro interceda por mim junto a Jesus

    ResponderExcluir
  11. Gostaria de comprar uma imagem de São Liborio, onde encontrar.

    ResponderExcluir