sexta-feira, 31 de maio de 2013

Vigia silenciosa

Uma antiga estátua olha serenamente Matosinhos... 

Foto: Iago C.S. Passarelli, 2013

A elegante estátua francesa que se destaca por sua imponência no centro da praça de Matosinhos, em épocas recuadas peregrinou a outros pontos da cidade. Entre eles, sabidamente, no Morro da Forca (Bairro Bonfim) e como bem me alertou o pesquisador Francisco José de Resende Frazão, também no Largo do Rosário, antes de 1915, época em que foi assentado no mesmo lugar que ocupava a herma do Padre José Maria Xavier, que até hoje ali se encontra.  O pesquisador supra me ofertou gentilmente uma antiga foto que  mostra a "Deusa Ceres" diante do Rosário e que abaixo reproduzo com adaptações: 




É fato conhecido que o lampião-chafariz do Largo do Carmo (de 1887, providenciado pela Câmara Municipal) tem a mesma origem da estátua-chafariz de Matosinhos, monumento que supostamente é seu coetâneo. Aliás, as bacias e faunos são idênticas:


O mesmo pesquisador supra me alertara com perspicácia que uma confrontação estilísticas leva a aproximar os dois chafarizes supra de dois outros desta cidade, hoje apenas lampiões desprovidos da bacia, idênticos entre si e hoje situados ao lado da Prefeitura Municipal em humilde jardim, ora em processo de revitalização, junto à Avenida Hermillo Alves:

Fotos: Ulisses Passarelli, 2013

O da parte superior do jardim (mais próximo à Ponte da Cadeia) ficava originalmente no Largo da Câmara, de que o pesquisador citado cedeu-me antigas fotos, conseguida com o ilustre Silvério Parada, que pode ser vista abaixo:



O da parte inferior do jardim ao lado da prefeitura situava-se na Praça Nossa Senhora de Fátima (antiga Estalagem), no Bairro Tijuco e estava em situação de conservação muito precária tendo sido remendado até com pedaços de madeira na ocasião do translado para o lugar atual. Desconheço fotos antigas do tempo que esteve na Estalagem.

Informações orais transmitidas pelo colaborador supra-citado dão conta de que a transferência para a lateral da prefeitura de ambos se deu na administração do Dr. Milton Viegas (fins da década 1960 e começo da seguinte) que teve papel importante nas ações culturais da cidade.
Serão esses dois chafarizes/lampiões também da Val d'Osne? Está aí mais um veio aberto à investigação ...

Notas e Créditos

* Texto: Ulisses Passarelli
** Fotos: conforme legenda e esclarecimento textual



Nenhum comentário:

Postar um comentário