sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Matosinhos é com "s" ou com "z"?


A maneira recomendada para se escrever o nome do Bairro Matosinhos (São João del-Rei/MG) e o título devocional que lhe originou é com “s” no meio e no fim da palavra, à maneira da cidade portuguesa que lhe serviu de batismo: MATOSINHOS. Em Portugal, em tempos remotos, o topônimo veio de “Matesinus”, depois alterado em “Matusiny” e por fim no termo atual (LAGO, 2003). 

Outra hipótese é que Matosinhos ou Matosinho possa ser diminutivo do nome ou sobrenome Matoso. 

No entanto, outras grafias podem ser encontradas. Ainda é comum ver-se o “s” intermediário substituído por “z”: "Matozinhos". Mas existem formas arcaicas, que podem ser rastreadas nos antigos jornais são-joanenses e em alguns documentos históricos. Surgem as grafias de época: “Mattosinhos” (a mais comum), “Mathosinhos” e “Matthosinhos”, além das formas correspondentes com “z” e outras sem o “s” final. A título de exemplo, seguem algumas citações aleatórias de fontes hemerográficas publicadas em São João del-Rei: 

- "Começam amanhã os festejos do Divino Espirito Santo, em Mattosinhos, findando terça feira com a festa de Nossa Senhora da Conceição da Lapa." (Arauto de Minas, n.11, 19/05/1877).

- "Celebram-se este anno com a mesma solemnidade e gosto do costume as festas do Espirito Santo no poetico arraial de Mattozinhos". (Arauto de Minas, n.7, 14/05/1886).

- "Ao meio dia serão repartidas esmolas aos pobres, e á noite haverá passeata de musica que percorrerá as ruas desta cidade e o Arraial de Mathosinhos." (Arauto de Minas, n.18, 15/07/1880).

- "Perdeu-se no trajecto de Matthosinhos a esta cidade um anel de ouro com uma turmalina e dois brilhantes; quem achar e trouxer á nossa redacção será bem gratificado" (O Repórter, n.133, 04/06/1914).

Todas tem um valor histórico, mas estão fora de uso formal ou corriqueiro. A forma de uso é Matosinhos. Assim foi adotado em todas postagens deste blog que de alguma forma se referem a este bairro. 

Referências 

LAGO, Isabel. Uma rota de fé: a devoção ao Bom Jesus de Matosinhos no Brasil. Matosinhos (Portugal): Câmara Municipal, 2003.

Créditos

- Texto: Ulisses Passarelli.

Notas 

- Revisão: 06/07/2025. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário