quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Jubileu do Senhor Bom Jesus de Matosinhos

Rescrito de 2001, do documento da Penitenciaria Apostólica (Vaticano), renovando a concessão jubilar às festas do Bom Jesus

Pedido: “Beatíssimo Padre: Waldemar Chaves de Araújo, bispo de São João del-Rei, com sentimento de veneração para com Vossa Santidade, tanto em seu próprio nome, como no de José Raimundo da Costa, Coordenador da Pastoral Diocesana, e também Pároco da Paróquia ordinariamente chamada do ‘Senhor Bom Jesus de Matosinhos’, bem como, finalmente, no de todos os seus fiéis confiados com pastoral solicitude, sinceramente se manifesta e reverentemente expõe: do dia 5 até o dia 14 de Setembro próximos vindouros, na igreja matriz “de Matosinhos”, são realizadas especiais celebrações sacras para estimular os fiéis, a fim de que fortifiquem e aumentem a devoção para com o Bom Jesus Cristo Nosso Senhor, aproveitando a feliz oportunidade das comemorações jubilares de Seu Templo. Assim, para mais persuadir os fiéis a participarem dessas celebrações e desse modo sejam animados a receber os frutos da Fé, Esperança e Caridade, o dom da Indulgência Plenária ajudará para o máximo proveito, o qual, por isso, o Exmo. Suplicante implora, humilde e confiantemente, a Vossa Santidade. E Deus, etc. Dia 17 de julho de 2001.”


Resposta: “A PENITENCIARIA APOSTÓLICA, por especial mandato do Sumo Pontífice, concede de bom grado aos fiéis, nas condições costumeiras (a saber: sacramento da confissão, comunhão Eucarística e oração na intenção do Santo Padre) e, afastada qualquer afeição ao pecado, lucrarem Indulgência Plenária, do dia 05 até o dia 14 de setembro de 2001: 1) quantas vezes visitarem em grupo, piedosamente, a Igreja Matriz “de Matosinhos”, e aí participarem de alguma função sagrada, ou, pelo menos, rezarem o Pai-Nosso e o Credo; 2) igualmente participarem devotamente, na dita Igreja, de uma função sagrada ou, pelo menos, rezarem o Pai-Nosso e o Credo. Nenhum impedimento contrário. + Aloísio de Magistris. Regente. Pe. João Maria Gervais”

Nenhum comentário:

Postar um comentário