domingo, 16 de dezembro de 2012

A festa do Sr. Bom Jesus de Matosinhos em São João del-Rei

Em 1961 o Padre Jacinto Lovatto conseguiu a concessão das indulgências plenárias, para a festa do Senhor Bom Jesus de Matosinhos, que voltou assim a ser comemorada de forma jubilar. É que os jubileus anteriormente concedidos estavam inadequados à data (setembro): o de 1783 destinava-se às festividades pentecostais; o de 1924 às de 03 de maio. Como a Festa do Bom Jesus foi transferida sucessivamente dessas datas para 14 de setembro (seu dia maior), os títulos anteriores, de datas específicas, ficaram inválidos para esta festa. A partir de 61 o jubileu continuou e ainda hoje é comemorado em setembro, exigindo renovação a cada sete anos. 

Leilão de gado no Jubileu do Sr.Bom Jesus de Matosinhos de 2009.

            Em breves linhas descrevo o festejo atual, que vem se realizando ano a ano na mesma linha condutora, incrementada da década de 1990 para cá. Obedece a um tema, que é desdobrado em sub-temas, um para ser analisado a cada dia. O esquema das romarias só foi adotado após a elevação da matriz a santuário.
            É fácil constatar que esse jubileu tem muito menos atrativos que o do Divino e não vai depreciação neste fato. O estilo é outro, os parâmetros dos dois jubileus são bem diversos. Há espaço para ambos na paróquia e cada um em seu contexto. Na verdade a procissão do Bom Jesus é visivelmente mais concorrida que a do Espírito Santo.
      Os apontamentos a seguir se baseiam no jubileu de 2004.

- Romarias e novena: de 05 a 13: às 15 horas, missa e bênção do Santíssimo Sacramento; às 19 horas, missa e novena solene. Romarias desse ano:
1)                  dia 05: romaria dos comerciantes, coroinhas e comunidades;
2)                  dia 06: romaria do setor de educação, cultura e esportes;
3)         dia 07: romaria dos políticos, afro-descendentes e das paróquias locais e de Santa Cruz de Minas;
4)                  dia 08: romaria dos aposentados e pensionistas;
5)                  dia 09: romaria dos trabalhadores e militares;
6)                  dia 10: romaria das famílias, idosos e portadores de necessidades especiais;
7)                  dia 11: romaria dos profissionais liberais e comunicadores
8)                  dia 12: romaria dos jovens, religiosos(as) e profissionais da saúde;
9)                  dia 13: romaria dos ruralistas e motoristas

- Eventos especiais:
1)                  dia 07: Grito dos excluídos, com caminhada às 17 horas, da Avenida Presidente Tancredo Neves para o Santuário de Matosinhos;
2)                  dia 10: unção dos enfermos na missa;
3)                  dia 12: crisma;
4)                  atendimento diário a confissões individuais durante as missas;
5)                  exposição de trabalhos sociais da igreja, em São João del-Rei e Santa Cruz de Minas;
6)                  entronização diária da bíblia sagrada;
7)                  homenagem a Nossa Senhora todos os dias, pela Academia Bauer Sport Center;
8)                  eventos artísticos e culturais após a celebração, na praça e no Centro Social e Cultural da Paróquia.

- Dia Maior:
1)                  alvorada às 6 horas;
2)                  missa às 7 horas, por todos os benfeitores da paróquia, vivos e falecidos. Homenagem póstuma ao Cônego Jacinto Lovatto;
3)                  Missa das Crianças, às 9h 30;
4)                  Missa Solene, às 15 horas, concelebrada, presidida pelo bispo. Participação especial de todas as comunidades, movimentos e pastorais da paróquia, visitantes e romeiros;
5)                  Procissão. Ao seu término, sermão, missa, hino de ação de graças e encerramento.

- Observações:
1)                  várias celebrações foram transmitidas por rádio  e também via internet;
2)                  para cada missa foi convidado um pregador, de diferentes paróquias e de cidades vizinhas;
3)                  a chegada da procissão foi animada pelo Padre Antônio Claret Albino, da Paróquia da Imaculada Conceição, desta cidade.

Este jubileu cresce a cada ano e ganha melhoramentos. Em 2005 foi criada a Equipe de Acolhida, devidamente uniformizada com coletes, que lhe confere grande visibilidade e assim permite melhor apoio aos romeiros e visitantes. No ano seguinte, para cada dia da novena, foi convidada uma paróquia da diocese a participar, com suas pastorais e movimentos. Nada mais justo já que é um santuário diocesano. O gesto pioneiro do seu reitor favoreceu a união entre as paróquias e o resultado foi superior ao esperado. Tanto que, logo o modelo passou a ser adotado em festas de outras paróquias. Em 2006 a imagem volta a ser carregada em procissão nos braços dos fiéis, em vez do caminhão dos bombeiros, o que foi motivo de aplausos. Uma boa inovação surgiu em 2007 com a padronização das barracas externas conseguindo-se assim um melhor aspecto e funcionalidade. Também nesse ano a Equipe de Acolhida se estruturou melhor e foram incrementados os meios de comunicação na transmissão do evento religioso. 


Notas e Créditos

* Texto e foto: Ulisses Passarelli. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário