terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Carnaval em Matosinhos

Segundo HENRIQUES (2003) uma das primeiras expressões carnavalescas de Matosinhos foi o Bloco Aldeia Africana, que era organizado pelo popular “Zé da Igrejinha”, ao que parece, no primeiro quartel do século XX. Seu nome é ainda lembrado com respeito e admiração. Essa agremiação conservava valores da cultura afro-brasileira. 

Na década de 1930, informou-me pessoalmente o sr. Luís Pereira dos Santos, o mesmo Zé da Igrejinha montou outro grupo, conhecido como “Bloco do Tatu”, na região da atual Vila Santa Terezinha (então chamada Vila Nova). Dentre seus companheiros destacaram-se o baiano “Benedito Nhônhô” e Pedro Ernesto dos Santos, respectivamente avô e pai de meu informante, que cedeu ainda a fotografia reproduzida neste trabalho, datada de 1937, de autor não identificado. Por ela se observa o grupo, de forte apelo rural, dividido em dançantes portando enxadas, com chapéus de palha à cabeça; outro, segura uma antiga lanterna; um dançante metido sob uma carcaça alegórica, imitando um tatu, que dançava no arremedo dos gestos do bicho, e outro “bicho”, simulando um cachorro e por conseguinte, uma caçada ao tatu; e ainda músicos, com sanfona (tocada pelo próprio Zé da Igrejinha), caixa e pandeiro. Desde longa data, esse grupo folclórico está extinto.



Muitos anos adiante surgiu o Bloco Unidos de Chagas Dória. A concentração era próximo à estação homônima, na década de 1960. Muito animado com sua batucada, embora efêmero, foi decerto a semente da primeira escola de samba do bairro nos dizeres de populares (*). Esta surgiu em 1982 com o nome de Girassol.

No ano de 2006 ela escolheu a Festa do Divino como tema inspirador. Sob a presidência de Gilmar Tachinha, tendo como intérpretes Zezé, Luciano e Dé, levou para a avenida o samba-enredo “Toca Viola, Bate Tambor, a Girassol vai a Festa do Divino em Matosinhos”, de autoria de Dora Souza, Zezé da Girassol, Chiquinho e João Paulo. Desfilaram sete escolas de samba. Não obstante seus esforços, a Girassol ficou em penúltimo lugar na classificação. A outra agremiação do bairro, a Arco-íris (fundada em 2001), ficou em segundo, mas nas graças do povo seria a primeira colocada. Novamente em 2011 a Girassol tematizou a Festa do Divino terminando o carnaval como vice-campeã.

Em 2007 a Arco-Íris foi campeã. Nesse mesmo ano saiu às ruas uma nova agremiação, o Bloco dos Malas, da Vila Santa Terezinha, que persiste ativo. O Arrasta o Resto é um bloco que apesar de desfilar no centro da cidade, tem uma expressiva base com o pessoal do bairro, sobretudo do Pio XII. 

Cumpre por fim informar que desde aproximadamente a virada do milênio, vinha se realizando na Praça de Matosinhos um pré-carnaval, na sexta, sábado e domingo, que antecedem o momo oficial. Um palanque era armado para apresentações musicais e o som mecânico se espalhava por toda parte, graças a grandes caixas acústicas. A multidão se aglomerava e os barraqueiros infestavam. Com mais aspectos negativos que positivos foi em boa hora abolido.

Notas e Créditos

* Muito embora haja menção ao Chagas Dória como escola de samba e não bloco. Vide: São João del-Rei carnaval 2009, Prefeitura Municipal, ed. especial.
** Texto e fotomontagem: Ulisses Passarelli

Nenhum comentário:

Postar um comentário