sábado, 15 de dezembro de 2012

Pentecostes, data móvel

A Páscoa era historicamente a mais importante festa dos judeus, marcando o fim de sua servidão entre os egípcios. Da terra dos faraós partiram em longuíssima jornada rumo ao rincão que Deus lhes prometera. A lembrança desse episódio era efetivada no dia 14 do mês de Nissan. Como o calendário judeu era basicamente lunar e serviu de base para marcação das comemorações cristãs, o Concílio de Nicéia (325 d.C.) marcou a Páscoa cristã (celebração da ressurreição de Jesus) “no domingo seguinte à primeira lua cheia após o equinócio da primavera do hemisfério norte (21 de março)”[1]. Como esta lunação varia, todas as festas marcadas com base na Páscoa (antes ou depois dela), também podem se adiantar ou atrasar, ano a ano: carnaval, cinzas, Paixão, Espírito Santo, Santíssima Trindade e Corpus Christi.

Ora, a festa do Espírito Santo é marcada no oitavo domingo depois da Páscoa, tempo do prazo dessas semanas: sete semanas são quarenta e nove dias. O quinquagésimo dia é o Domingo de PENTECOSTES, nome grego que se traduz por “cinquenta dias”,

Em São João del-Rei o Espírito Santo sempre foi comemorado no Domingo de Pentecostes, embora em alguns lugares do Brasil seja festejado noutras épocas do ano. 

Bandeira de catupé (congado) de Ritápolis/MG, 
durante a Festa do Divino.
                                                      
Notas e Créditos


* Texto: Ulisses Passarelli.
** Foto: Iago C.S.Passarelli, 28/05/2012. 


[1] - Cf. AQUINO, Felipe. Carnaval: por que tão cedo? Gazeta de São João del-Rei, n. 492, 02/02/2008. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário