terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Principais questões que fecharam o século XX

Notícias de Matosinhos

            Em 1970 a demolição da antiga igreja; recentemente o problema dos trailers e barracas invadindo áreas públicas e vendendo, contra as normas, bebidas alcoólicas; o caótico trânsito das avenidas Josué de Queiroz e Sete de Setembro – gerando muitos acidentes e mortes; a podridão total do Córrego das Galinhas (entre o Pio XII e Bom Pastor); a reforma da Estação de Chagas Dória em estado de ruína; reforma da estátua-chafariz da deusa Ceres; um destino útil ao ex-matadouro municipal foram as principais discussões que inflamaram os ânimos dos moradores do bairro nos últimos anos do século XX e primeiros do seguinte. Esses assuntos foram recorrentes em várias edições do jornal O Grande Matosinhos.

O crescimento do grande bairro representou igualmente o agigantar da problemática social: drogas [1], violência, trânsito agitado, questões de saúde, segurança pública, educação, infra-estrutura [2], dentre outros. A falta de um cemitério representa grande transtorno aos seus moradores.

            Fechando o século, importantes acontecimentos marcaram a vida de Matosinhos: em 1998 a remodelação da famosa Festa do Divino chamou a atenção de toda cidade e região para a força e capacidade do povo deste lugar. Em 1999 foi criada a ASMAT (Associação dos Moradores e Amigos do Grande Matosinhos), entidade que não extinguiu as outras associações de bairro ali já existentes, mas se somou a elas. Criou um jornal informativo, O Grande Matosinhos, com versão digital na internet, chamando sempre a atenção para as questões sociais, culturais, históricas, políticas e religiosas do bairro.

            Em 17/03/2000 é inaugurada uma escola particular de nível superior em Matosinhos, o IPTAN, com faculdade de turismo e direito.

            A 19/10/2000 é inaugurada a Policlínica de Matosinhos, a partir da reforma do precário posto de saúde que antes ali existia. 

* Texto: Ulisses Passarelli.


[1] - Um caso de apreensão de drogas pode ser visto na Gazeta de São João del-Rei, n. 111, 09/09/2000.
[2] - A ameaça erosiva na Rua Pedro Farnese, Bom Pastor, serve de exemplo. Ver Gazeta de São João del-Rei, n. 79, 29/01/2000.

Nenhum comentário:

Postar um comentário